Nokia 5800 XpressMusic: Mais um touchscreen

2008/10/03 — 2 Comentários
Nokia 5800 XpressMusic

Nokia 5800 XpressMusic

Demorou um bom tempo… Desde o anúncio do iPhone em janeiro de 2007, os rumores de que a Nokia estaria desenvolvendo um aparelho com tela sensível ao toque inundaram a rede. De lá pra cá, a Apple lançou 5 modelos de iPhone: (iPhone 4GB original, iPhone 8GB original, iPhone 16GB, IPhone 3G 8GB e iPhone 3G 16GB) e outras empresas como Samsung, LG e HTC também entraram na brincadeira com celulares touch como o LG Prada, Lg Viewty, Samsung Instinct, Samsung Omnia, a linha HTC Touch e vários outros.

Mas, depois de muita expectativa, a Nokia apresentou seu novo brinquedo: o Nokia 5800 XpressMusic. De cara, é um lançamento curioso pois, ao invés de aproveitar sua linha de celulares multimídia (N Series) para introduzir sua plataforma touchscreen, a Nokia optou por usar a linha XpressMusic para isso. Assim, o modelo 5800 tornou-se o primeiro XpressMusic rodando a plataforma S60 e assumiu o status de smartphone.

A versão do sistema operacional do Nokia 5800 é o Symbian 9.5. É o primeiro aparelho da Nokia a usar essa versão (outros aparelhos recentes, como o N96, o N85 e o N79 rodam a versão 9.3) e é também o único a rodar a 5ª edição da plataforma S60. Os aparelhos N Series mais novos rodam a 3ª edição e nunca houve uma 4ª – alguns países asiáticos consideram o número 4 como fonte de azar e, por isso, a Nokia resolveu pular da 3ª diretamente para a 5ª edição.

O novo celular oferece uma ampla tela de 3.2 polegadas com uma resolução bastante elevada (360×640 pixels). A comparação com o iPhone é inevitável: o aparelho da Apple possui uma tela maior (3.5 polegadas) com uma resolução menor (320×480 pixels). São 230 DPI do aparelho da Nokia contra 163 DPI do iPhone, uma diferença razoável. Considerando que o iPhone já era um dos celulares de maior resolução do mercado, o 5800 certamente será um aparelho de destaque.

Nokia 5800

Nokia 5800

A entrada de dados pode ser feita com o dedo ou com a stylus incluída com o celular. Textos podem ser digitados em um teclado numérico virtual, em um teclado QWERTY também virtual ou através de um sistema de reconhecimento de escrita manual.

O Nokia 5800 é um celular GSM quadriband e WCDMA dualband. Possui suporte a redes de dados GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA e WiFi; aGPS integrado; câmera de 3.2 megapixels com lentes Carls Zeis e foco automático; 81 MB de memória interna e suporte a cartões MicroSD de alta densidade (ele vem com um cartão de 8GB de fábrica). Possui também um acelerômetro interno e seu conector para fones de ouvido é padrão de 3.5 mm, compatível com a maioria dos fones do mercado.

O preço sugerido de lançamento é de 279 euros, o que o coloca como um aparelho relativamente barato, principalmente se considerarmos que as operadoras devem subsidiá-lo, acarretando em queda de preço.

Agora só nos resta aguardar os primeiros testes para sabermos como o aparelho irá se comportar em uso…

Mais detalhes no site do produto.

Anúncios

2 Respostas para Nokia 5800 XpressMusic: Mais um touchscreen

  1. 

    gostaria de adqueri um nokia n 96 mais nao tou conseguindo

    • 
      Marcelo Pereira 2010/11/16 às 00:30

      O N96 foi um aparelho que não foi bem recebido pelo público, chegou no mercado com muitos problemas e, por isso, foi praticamente descartado pelas operadoras. Hoje, está ultrapassado, não vale mais a pena investir nele. Para quem é fã da Nokia, o melhor é investir em um aparelho mais recente, como o N97 Mini ou o X6, ou nos novos top de linha, como o N8 ou o E7.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s