iPhone OS 3.0: O que vem por aí?

2009/03/18 — Deixe um comentário

iphone30No dia 17 de março a Apple apresentou ao mundo um preview do que será a nova versão do sistema operacional do iPhone, o iPhone OS 3.0.

Cada nova versão do sistema é esperada com fervor por usuários e analistas, e não foi diferente desta vez. Muitos apostavam que recursos como “copiar e colar” e suporte a MMS finalmente chegariam à plataforma, enquanto outros iam além, afirmando que o iPhone OS 3.0 traria mudanças profundas no modo como o próprio hardware é gerenciado. Mas rumores não passam de rumores e só mesmo uma apresentação oficial para sanar nossas dúvidas. Mas, afinal, o que sabemos agora sobre o iPhone OS 3.0?

Vou tentar resumir o que foi apresentado, sem me aprofundar muito. Quando finalmente puder rodar o sistema em meus aparelhos, farei uma análise pessoal mais detalhada. Por enquanto só podemos afirmar que alguns dos maiores desejos dos usuários do iPhone finalmente serão atendidos em junho, quando o update for liberado oficialmente.

Novidades para os desenvolvedores

Primeiro, a Apple apresentou as novidades para os desenvolvedores. Para eles, o OS 3.0 é um prato cheio.

1. API do Google Maps

Como uma API, o Google Maps agora pode ser inserido em qualquer aplicativo. Teremos uma enxurrada de aplicativos com suporte a GPS e, mais importante, com suporte a localização ponto-a-ponto. Mas a Apple avisa: para aplicativos ponto-a-ponto, não será possível usar os mapas do Google por questões legais. Os desenvolvedores deverão usar seus próprios mapas ou adquirir o direito de uso de mapas de terceiros. Resumindo: Bring Your Own Maps (BYOM).

2. Push notifications

Recurso prometido há meses, mas só agora implementado por questões de segurança. Com suporte a notificações via push, um aplicativo pode ser encerrado e continuar recebendo dados da rede. Em um exemplo prático, um programa de mensagens instantâneas pode ser notificado da existência de novas mensagens mesmo depois de fechado.

3. Conexão peer-to-peer por Bluetooth

iPhones poderão trocar dados por Bluetooth, permitindo uma nova geração de aplicativos, como jogos em rede, por exemplo. A conexão será transparente e automática, ou seja, é a tecnologia Bonjour dos Macs funcionando nos iPhones.

4. Comunicação por voz

Com a nova versão, os desenvolvedores poderão proporcionar recursos de comunicação por voz em seus aplicativos. Os jogos serão os beneficiados mais evidentes pois os jogadores poderão participar de chats via voz durante as partidas.

5. Acesso à biblioteca musical

Qualquer aplicativo poderá acessar e reproduzir as músicas armazenadas no iPhone. Em um exemplo prático, a Eletronic Arts demonstrou o beta da versão de The Sims para o iPhone, onde um personagem podia tocar as músicas do usuário no aparelho de som de sua sala virtual.

6. App Store

A loja de aplicativos da Apple também será atualizada para dar suporte a assinaturas. Um usuário poderá, por exemplo, comprar um aplicativo de uma revista e assinar os fascículos periódicos, da mesma forma que poderá comprar um jogo com um número restrito de fases e posteriormente ampliá-lo comprando fases adicionais.

7. Controle de hardware

Com o novo OS será possível controlar diretamente o hardware ligado ao conector do iPhone. Ele poderá, assim, servir de interface de controle para uma série de novos equipamentos que provavelmente chegarão ao mercado.

É possível afirmar que esses novos recursos despertarão a criatividade dos desenvolvedores que nos apresentarão toda uma nova geração de aplicativos.

Novidades para os usuários

Mas e para nós, usuários? É aí que o iPhone OS 3.0 esbanja recursos…

1. Copiar e colar

Sim, é verdade: com o OS 3.0, os usuários finalmente poderão fazer o que todos faziam com os smartphones da concorrência: selecionar trechos de textos e copiá-los em mensagens e anotações. O método demonstrado pela Apple parece ser interessante e até mais simples do que os métodos aplicados pelos dois aplicativos disponíveis para os iPhones jailbroken (via Cydia). Ao dar um duplo clique sobre um texto, o trecho é selecionado automaticamente e um balão exibe as opções cut, copy e paste. A seleção também pode ser redimensionada facilmente através de âncoras de controle.

Entretanto, ao contrário do que ocorre com o hClipboard e o Clippy, o método oficial aparentemente não suportará um clipboard com múltiplos itens, ou seja, ganha em usabilidade mas perde em funcionalidade. Mas para quem nunca usou os aplicativos de cópia de texto do Cydia, esse recurso não fará falta.

Vale ressaltar que o sistema de cópia não está limitado a textos, também funcionará com imagens, acabando com a limitação de envio de uma foto por vez via email. E falando em envio de fotos, a próxima novidade não podia deixar de ser…

2. MMS

Não há muito o que descrever. O novo sistema permite enviar mensagens com fotos, além de dados de contatos em formato vCard.

3. Teclado horizontal

E, falando em mensagens, uma das críticas mais comuns ao iPhone era a falta de um teclado virtual horizontal fora do Safari. Agora o teclado virtual é onipresente, ou seja, está disponível em todo canto, do Mail ao Notes.

4. Busca avançada

O iPhone OS 2.0 nos trouxe um campo de busca no aplicativo de contatos. A versão 3.0 expande a busca de forma global através da versão móvel do Spotlight. Durante a apresentação, a nova busca se mostrou muito interessante e eficiente. Os aplicativos de terceiros terão que ser reescritos para suportar o Spotlight, mas acredito que a maior parte dos desenvolvedores atualizarão seus aplicativos sem maiores dificuldades.

Além do Spotlight, os aplicativos de email, calendário e iPod passarão a contar com um campo de busca próprio, facilitando a pesquisa ao tornar desnecessário voltar à tela inicial do iPhone para realizar uma busca. Apesar da busca no Mail não pesquisar o conteúdo das mensagens, ela pesquisa as pastas em servidores IMAP, algo interessantíssimo para quem tem uma conta de email compatível (como usuários do GMail e MobileMe).

5. Sincronização de calendários e anotações

Fazendo a ponte para o aplicativo de calendário, a versão 3.0 o tornará compatível com mais dois protocolos: o CalDav, usado pelo Google e pelo Yahoo, por exemplo, e assinatura de calendários ICS, usados pelo iCal.

O aplicativo Notes também passará a sincronizar seus dados com o iTunes, outro recurso muito solicitado pelos usuários.

6. Novidades do Safari

No novo OS, o Safari dará suporte a login automático, evitando a necessidade de preencher os campos de login nos sites mais acessados pelos usuários. Ele também terá recursos de anti-phishing similares aos da versão desktop.

7. Bluetooth A2DP estéreo

Finalmente o iPhone 3G poderá ser usado com fones de ouvido e caixas de som Bluetooth estéreo.

8. Outras novidades

Também foram citados alguns outros recursos interessantes como login automático em redes Wi-Fi protegidas, controle de acesso avançado para evitar que crianças naveguem por sites inadequados, a possibilidade de agitar o iPhone para trocar a música que está sendo reproduzida e, para ninguém dizer que deixei algo de fora, há alguns novos aplicativos: uma nova versão do programa de acompanhamento de ações em bolsas de valores (um aplicativo imprescindível nesses dias de crise mundial), um novo aplicativo de gravação de notas vocais e um novo aplicativo para troca de arquivos entre iPhones.

Ao final da apresentação o público teve a oportunidade de fazer perguntas e uma questão foi levantada sobre a liberação do uso do iPhone como modem para acesso a redes de dados 3G (3G tethering). A resposta oficial foi que isso depende dos dois lados: do hardware e da operadora de telefonia. Do lado do hardware, a Apple garante que o uso como modem será possível, isso só dependerá de permissão da operadora. Resumindo, possivelmente teremos o tão desejado 3G tethering finalmente disponível.

Boa parte das novidades já era esperada e muito já podia ser feito com os aplicativos adicionais disponíveis para os iPhones jailbroken (leia mais em meu artigo anterior sobre o iPhone) mas mesmo assim, é bom ver a Apple melhorando cada vez mais o que já era uma excelente plataforma.

Segundo a empresa, o novo OS será gratuito para os donos de todos os modelos de iPhone e custará cerca de 10 dólares para os donos de iPod Touch. Vale ressaltar que, por questões de hardware, nem todos os novos recursos estarão disponíveis no iPhone original (como suport a MMS e Bluetooth A2DP).

Agora só nos resta aguardar pelo lançamento oficial e verificar o que mais descobriremos, afinal, segundo a Apple o iPhone OS 3.0 trará mais de 100 novidades…

Anúncios

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a iniciar uma conversa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s