Como ativei o Facetime na Vivo sem restaurar o iPhone

2010/09/26 — 60 Comentários

Como muitos de vocês devem estar acompanhando, há um número grande de pessoas com dificuldades em usar o Facetime aqui no Brasil. O problema, já confirmado, está na ativação do serviço, que depende de um SMS internacional enviado a um servidor específico na Inglaterra. Caso esse SMS não seja enviado com sucesso, o Facetime simplesmente não funciona e, na tela de configuração do serviço, recebemos apenas a mensagem “aguardando ativação”.

Cabe a cada operadora lidar com o problema e resolvê-lo junto à Apple. Acompanhando o caso na web, encontrei vários relatos expicando que o problema, na Vivo, surgiu após uma atualização nas configurações da operadora no iPhone. Quem comprou um iPhone e ativou o Facetime antes de atualizar essas configurações para a versão 8.1, conseguiu ativar o serviço. Quem aceitou a atualização de dados da operadora antes de ativar o Facetime, não consegue ativá-lo.

A solução disponível para o problema, portanto, é simples mas trabalhosa. Basta restaurar o iPhone para as configurações de fábrica, ativar o Facetime e só depois restaurar seu backup. Uma vez ativado, o Facetime continua funcionando após a atualização dos dados da operadora e, assim, depois de testar o serviço, o usuário pode atualizar sem medo.

O problema é que o processo de restauração do iPhone pode ser demorado. Tentei, então, uma solução mais rápida, porém mais complicada. Resolvi comparar os arquivos de configuração da Vivo com o da Tim e percebi que o número para envio do SMS de ativação é diferente. Assim, substituindo esse número na configuração da Vivo, a ativação do Facetime é concluída com sucesso.

CUIDADO

A seguir, descrevo como resolvi o problema no meu aparelho. É um relato da minha experiência que pode não funcionar em outras situações e por isso recomendo o processo apenas para quem se sentir seguro o bastante para repetí-lo.

Como a ativação do Facetime é feita para um número internacional, não sei dizer se a mudança fará com que você seja cobrado pelo SMS. O melhor é aguardar uma atualização oficial da Vivo, que deve estar a caminho.

Então, para resolver o problema, localizei o arquivo de configuração da Vivo em meu Mac (em cada plataforma, a localização é diferente). Como não quero dar o caminho das pedras com muitos detalhes para que usuários menos experientes façam besteira, deixo  a tarefa de encontrar o arquivo vivo_br.ipcc nas mãos de quem quiser arriscar o processo. 🙂

Para não correr o risco de perder as configurações originais, fiz uma cópia do arquivo e guardei o original em local seguro.

O arquivo IPCC na verdade é um ZIP com a extenção trocada. Assim, troquei o nome do arquivo para vivo_br.zip e o descomprimi. Dentro da pasta Payload, abri a pasta vivo_br.bundle (no Mac, ela aparece como um pacote que pode ser visualizado através da opção Exibir conteúdo do pacote ao selecionar o arquivo com o botão direito). Localizei o arquivo carriers.plist e o abri em meu editor de código favorito.

Localizei o seguinte trecho de código:

<key>PhoneNumberRegistrationGatewayAddress</key>
<string>+447860015000</string>

Alterei o número para +447786205094 e salvei o arquivo. Este é o número que encontrei no IPCC da Tim que peguei com um usuário que conseguiu ativar o serviço sem problemas.

Depois, bastou realizar o processo inverso. Comprimi a pasta Payload de volta para vivo_br.zip e troquei o nome do arquivo para vivo_br.ipcc.

Para enviar o arquivo para o iPhone, usei o iTunes. Conectei o iPhone ao computador, abri o iTunes e, pressionando a tecla option (ou alt), selecionei a opção Check for Update. O iTunes exibiu uma janela para a seleção do arquivo e escolhi o vivo_br.ipcc alterado.

Para que a alteração fosse reconhecida pelo iPhone, tive que reiniciá-lo (bastou desligá-lo e ligá-lo novamente). Feito isso, entrei na tela de configuração do Facetime, ativei o serviço e voilá, Facetime ativado e funcionando.

Finalmente, não quis manter um arquivo de configuração alterado no meu iPhone, então abri novamente o iTunes e enviei o arquivo vivo_br.ipcc original de volta ao aparelho. Como o problema é só na ativação do serviço, mesmo depois de restaurar o IPCC original, o Facetime continuou funcionando.

O processo parece complicado, mas não levou mais que 10 minutos. E justamente por ser muito rápido, acredito que logo a Vivo enviará aos seus usuários uma atualização do seu IPCC para resolver o problema, então recomendo aos mais apressados um pouco de paciência, a não ser que queiram repetir o processo descrito acima, com o risco de algo dar errado…

Atualização – 02 de outubro de 2010

A Vivo corrigiu o problema com o FaceTime. Boa parte dos clientes estão conseguindo usar a função sem problemas, mas alguns ainda enfrentam dificuldades.

Com a correção, o processo que descrevo aqui tornou-se obsoleto. Se o FaceTime não for ativado normalmente, alterar o número do IPCC como sugeri aqui não surtirá mais efeito. Assim, o ideal é tentar o seguinte procedimento:

  1. Conecte o iPhone ao iTunes e aguarde o aviso de atualização das configurações da operadora. O aviso deve aparecer rapidamente, basta confirmar a atualização. Caso o aviso não apareça, pode ser que seu iPhone já esteja com a versão atual do IPCC.
  2. Verifique se a versão da operadora é VIVO 8.1, indo em Ajustes > Geral > Sobre.
  3. Verifique se o FaceTime está ativo, indo em Ajustes > Telefone > FaceTime. Se não estiver, ative e aguarde até 60 segundos para que o aviso “Esperando ativação” desapareça.
  4. Caso o FaceTime não ative, reinicie o iPhone, desligando-o e religando-o em seguida. Tente ativar o FaceTime novamente.

Se esse procedimento não funcionar, não tem jeito, será preciso entrar em contato com a Vivo para solicitar uma solução.

Anúncios

60 Respostas para Como ativei o Facetime na Vivo sem restaurar o iPhone

  1. 
    andrebianchi 2010/09/27 às 08:00

    Boa Marcelo,

    Ótima opção para quem não quer fazer o restore. Coloquei link no blog.

    Abs,

    André

    http://mobi9.me/2010/09/24/face-time-vai-mudar-tudo-de-novo/

  2. 

    amigo, vc teria como enviar o IPCC da tim por email , to precisando dele com urgencia, pois meu facetime tb nao ativa por nada..

    • 
      Marcelo Pereira 2010/09/27 às 20:59

      Caro,

      como o meu iPhone é da Vivo, não mantive cópia do IPCC da Tim após o procedimento. Entretanto, não é difícil conseguí-lo com outros usuários de iPhone 4 da Tim.

  3. 

    Professor,
    quando vou tentar subir o novo arquivo IPCC para o iPhone, seguro ALT e aperto em Check For Updates, abrindo uma janela pra eu escolher o arquivo.

    No meu caso eu chego na pasta onde está o arquivo ele está desabilitado (cinza) e eu não consigo clicar em cima dele pra escolhê-lo.

    Tens alguma ideia que resolva isso?

  4. 

    Professor, que tal de vc disponibiliza-se o arquivo IPCC para nós?

  5. 

    Testei esse método e funcionou perfeitamente! Num iPhone 4, iOS 4.1, Vivo MG.

  6. 
    Jones Madruga 2010/09/28 às 00:34

    Já procurei com todas as ferramentas (spotlight, find, etc) e nada! Aparentemente não existe nenhum arquivo q termine com a extensão .ipcc no meu mac!
    E agora, o q posso fazer?
    Tentei a opção de apagar tudo e voltar a versão vivo 8.0 mas ainda assim o facetime não funciona.
    Alguma sugestão?

    • 
      Marcelo Pereira 2010/09/28 às 19:54

      O arquivo IPCC não pode ser localizado pelo Spotlight, é justamente uma proteção para não sairmos mexendo nele…

      Mas, no Mac, ele fica neste diretório:

      ~/Library/iTunes/iPhone Carrier Support

      Onde “~” é o diretório com seu nome de usuário.

  7. 

    Poxa estou muito afim de usar ele mais fiquei com medo de fazer isso.. ESPERO que a TIM e a VIVO olhem isso ae pode se que ajude e muito…

  8. 
    Fabio Henrique Palmeira 2010/09/28 às 03:24

    Amigo,

    realizei todos os passos corretamente, no entanto, quando tento atualizar o arquivo ipcc, o iTunes 10 não permite selecioná-lo. existe algum outro meio de inserir este arquivo modificado no iPhone?

  9. 

    Contina inutil, até pq milhares de TIM com esse telefone no IPCC não ativam o FACETIME.

    Quem esta REALMENTE com o problema PORTABILIDADE X FACETIME esses “macetinhos” não fazem nem cócegas.

    • 
      Marcelo Pereira 2010/09/28 às 20:00

      Cada caso é um caso. Hoje mesmo repeti o processo em um iPhone 4 comprado após o processo de portabilidade da Tim para a Vivo e funcionou. Entretanto, só dá certo quando o número definitivo estiver habilitado e nem assim é garantido. No número temporário não funciona mesmo.

      Realmente, a melhor solução é simplesmente aguardar as atualizações oficiais das operadoras.

  10. 
    Jefferson Silveira 2010/09/28 às 13:20

    Acredito que você não vá ter resposta para isso.
    Não achei nenhum usuário com dificuldades de ativar o FaceTime na operadora BrasilTelecom/Oi

    Abri o arquivo como você falou e o número que estava lá, é o mesmo que você pediu para colocar.

    Não sei o que pode ser!

    Já fiz de tudo!

    • 
      Marcelo Pereira 2010/09/28 às 20:01

      Nesse caso, não há mesmo o que fazer a não ser aguardar a atualização oficial da operadora. Não deve demorar muito, esse caso está repercutindo muito negativamente.

  11. 
    Leonardo Avesani 2010/09/28 às 13:39

    Tentei fazer o método sugerido mas não consegui selecionar o arquivo .ipcc apertando option + check for update, mesmo depois de rodar o comando pelo terminal.

    Alguma sugestão?

    • 
      Leonardo Avesani 2010/09/28 às 19:56

      Não sei exatamente porque mas depois que reiniciei meu Mac, consegui selecionar o arquivo .ipcc.

      O problema é que mesmo assim não funcionou. Por acaso a versão do seu Carrier que consta no info.plist é a 8.1 ou 8.0?

      • 
        Marcelo Pereira 2010/09/28 às 20:03

        Como alterei o IPCC 8.1, não houve mudança de versão. Tanto o iPhone quando o info.plist continuam mostrando a versão 8.1.

  12. 

    Prezado Marcelo,

    qual programa vc utilizou para editar o arquivo vivo_br.ipcc?

    Obrigado.

    • 
      Marcelo Pereira 2010/09/28 às 20:05

      O arquivo IPCC não deve ser editado diretamente. Eu o descomprimi e, dentro dele, localizei o arquivo “carriers.plist”.

      Para editá-lo, usei o BBEdit, mas qualquer outro editor de código serve.

  13. 
    Leonardo Avesani 2010/09/28 às 20:06

    Marcelo Pereira :
    Como alterei o IPCC 8.1, não houve mudança de versão. Tanto o iPhone quando o info.plist continuam mostrando a versão 8.1.

    É, então não sei o que fazer mesmo. Acho que o meu é um dos casos misteriosos. hehe.

  14. 

    Fiz td certinho, mas quando seguro o shift e clico em busca atualização no itunes, abre a janela pra pocurar o arquivo .ipcc, mas o itunes não visualiza o arquivo. Pq será q não consegue visualizar o arquivo???

    • 

      na verdade da o erro (-27) aconteceu com alguem??? conseguiram resolver???

    • 
      Marcelo Pereira 2010/09/29 às 22:52

      Eu diria para você verificar se a extensão foi mudada de volta para IPCC, mas agora tudo isso ficou irrelevante… A Vivo acaba de liberar um novo IPCC corrigido, recomendo fazer a atualização oficial.

      Abraço!

      • 

        Continuo com “esperando ativação”, não tentei a alteração na esperança de uma atualização.
        A Vivo lançou um novo IPCC corrigido? Conectei no iTunes e não apareceu nenhuma atualização da operadora, como você ficou sabendo desta informação? Como conseguir esta atualização?

      • 
        Marcelo Pereira 2010/09/30 às 20:32

        A Vivo avisou sobre a atualização em seu blog, através deste artigo:

        http://www.vivoblog.com.br/facetime-ok.html

        Basta conectar o iPhone 4 ao iTunes que o aviso da atualização deve aparecer. Se isso ainda não ocorreu, acho que o melhor é entrar em contato com a operadora.

        Abraço!

  15. 

    Você pode me mandar o arquivo para eu trocar no meu Iphone 4 da TIM? Como eu faço pra dar UPLOAD do computador pro Iphone? Um abraço!

    • 
      Marcelo Pereira 2010/09/29 às 23:35

      Esse processo só serve para aparelhos da Vivo. No caso da Tim, o problema da ativação é outro, não adianta trocar o IPCC.

      Abraços!

  16. 

    Pena que eu nao tenho Mac x( Pq eu nao consigo editar ele x(

  17. 

    Amigo;

    Consegui fazer todo o procedimento, mas não consigo acessar o ipcc do iTunes.
    Tem como me mandar o q vc alterou?

    Abc.

    • 
      Marcelo Pereira 2010/10/02 às 17:47

      Caro,

      agora que a Vivo corrigiu o problema, o procedimento que descrevi aqui no blog tornou-se obsoleto. O IPCC alterado apenas altera o número de envio do SMS de ativação, mas agora, o número usado pela Vivo está funcionando.

      O ideal agora é seguir a dica do Vivoblog (http://www.vivoblog.com.br/facetime-ok.html) e, se não funcionar, você deve entrar em contato com a operadora. Reiniciar o iPhone (desligando-o e religando-o novamente), às vezes ajuda.

      Abraço!

  18. 
    Daniel Goldemberg 2010/10/02 às 17:26

    Amigo, muito obrigado pela ajuda. Fiz todo processo, mas não consigo trocar o arquivo no iPhone. Quando clico em buscar atualizações no iTunes ele diz que tenho a última versão do iTunes somente. Fico no aguardo de sugestões. Já tentei falar com a vivo mais de 5 vezes e nunca ninguém sabe de nada. Abraços!

  19. 
    Daniel Goldemberg 2010/10/02 às 17:35

    Desculpa a ignorância amigo, ainda estou me familializando com o mac. Consegui chegar até a etapa de atualizar, mas os arquivos também ficam não clicáveis, tanto o original quanto o novo. Já conferi e troquei a terminação corretamente, mas não mudou nada…

    • 
      Marcelo Pereira 2010/10/02 às 17:52

      Caro amigo,

      uma vez que a Vivo corrigiu o problema com o número de ativação do FaceTime, o processo que descrevo aqui no blog tornou-se obsoleto. O número usado não é mais o motivo do problema, e, dessa forma, o IPCC alterado não surte efeito.

      Procure seguir a dica oficial do Vivoblog (http://www.vivoblog.com.br/facetime-ok.html). Desligar e religar o iPhone pode ajudar, mas se não funcionar de modo algum, você terá mesmo que procurar a operadora.

      Abraço!

  20. 
    Daniel Goldemberg 2010/10/02 às 17:54

    Muito obrigado mesmo, Marcelo! Não sei se tem a ver o fato de meu telefone ter sido comprado na Inglaterra desbloqueado oficialmente? Já falei com 5 operadores da vivo sem sucesso, estou tentando o sexto agora…as dicas do blog seriam só reiniciar, certo? Já o fiz também…abraços!

  21. 

    Desde o dia 17/09 sem poder usar o Face Time na Vivo.
    A Vivo solta notícia que resolveu. Mas não para todos dona Vivo.
    Centenas de usuarios ainda sem conseguir ativar.
    Já acionei a Vivo e Apple na justiça.
    Agora só aguardar a audiencia dia 14/10/10.

  22. 

    Cara, sensacional seu blog. Muito inteligente a sua saida para consertar o Facetime. Agora, pra mim, so tem um problema: meu ipho 4 e AT&T. Por nada neste mundo consigo atualizar o meu carrier para o da TIM. La parece que está pregado o AT&T. Alguma sugestao para alterar o carrier?

    Obrigado, abraço.

    Fabio.

    • 
      Marcelo Pereira 2010/10/11 às 15:53

      O seu caso é bem mais complexo e não tenho como ajudá-lo. O desbloqueio não oficial depende de truques para enganar o sistema e, na prática, mesmo que possa usar chips de outras operadoras, o iPhone continua achando que está na AT&T. Desisti de iPhones comprados nos EUA por isso, é muita mão de obra para mantê-los atualizados e 100% funcionais.

      Pode ser que outros leitores tenham alguma dica para esse caso, alguém?

      Abraço!

  23. 

    Como voltar o arquivo para .ipcc?
    Já tentei renomea-lo, mais continua .rar

    • 
      Marcelo Pereira 2010/10/22 às 00:54

      Não use o RAR para esse procedimento, de jeito nenhum! O IPCC deve ser comprimido como ZIP, caso contrário, não será reconhecido pelo iPhone.

      De qualquer forma, não vale a mais a pena tentar o truque que descrevi no artigo, depois da última atualização da Vivo, ele parou de funcionar.

      Problemas com o FaceTime agora devem ser tratados diretamente com a operadora, infelizmente.

      Abraço!

  24. 
    IVO PATREZI 2010/10/21 às 11:25

    Professor, parabéns pela dica. Tentei de tudo, ams o meu ipcc ano fica ativo para instalar. Fiz o Jailbreak no meu iphone, como faço pra enviar o ipcc agora como Jail??

  25. 
    Danylo Martins 2010/11/12 às 15:48

    OLá MArcelo, até hj nada de facetime com a vivo…
    ja tentei de tudo, ja abri reclamação, estou no momento colecionando numeros de protocolos, pra ver se algum deles resolve o facetime..rsrsrsr
    Mas tentei todos esses truques tb e nada!!!!
    Será que no 4.2 a vivo trará alguma atualização da operadora para resolver isso?

    • 
      Marcelo Pereira 2010/11/16 às 00:21

      Pois é, nada é fácil aqui na nossa terra… O jeito é aguardar, uma hora isso precisa ser resolvido.

  26. 

    A minha operadora é Claro. Editei o arquivo e troquei o número mas mesmo o arquivo tendo o nome Claro_br.ipcc ele não habilita, verifiquei as informações sobre o arqui e está como zip e não como arquivo.
    Como resolver isso?
    obrigado

    • 
      Marcelo Pereira 2010/11/16 às 00:26

      O arquivo IPCC é um ZIP com a extensão trocada, só isso. Verifique se o seu sistema operacional está configurado para ocultar as extensões pois, nesse caso, seu arquivo pode estar armazenado como “Claro_br.ipcc.zip”.

      De qualquer forma, não recomendo o uso desta dica em outras operadoras. Na verdade, nem recomendo mais o uso desta dica com a Vivo pois o problema com o número de ativação do FaceTime foi resolvido, trocá-lo não adianta mais. Problemas persistentes com o FaceTime agora só podem ser resolvidos através do suporte das operadoras, não tem jeito.

      Abraços,
      Marcelo.

  27. 
    Paulo Pires 2010/11/22 às 10:07

    Tenho um iPhone da Vivo, não utilizei a portabilidade, já
    restaurei o iOS uma sete vezes e tentei de tudo que está nos
    forums. O suporte da Vivo também informa que eles não tem a
    solução, ou melhor que estão buscando uma junto com a Apple.
    Aparentemente alguns números de celular conseguem ativar. Estou
    disposto até a fazer isto, mas não quero dar um tiro no escuro.
    Alguém que esteja na Vivo trocou o número e conseguiu
    ativar?

  28. 

    OLA GALERA TENHO UM IPHONE 4 OPERADORA VIVO..
    MUITO ENGRACADO O QUE ACONTECEU COMIGO NA COMPRA DO IPHONE NADA DO FACE TIME ATIVAR VOLTEI A OPERADORA E TROCARAM MEU IPHONE POR OUTRO E NADA BOM UM BELO DIA LENDO OS BLOGS PEGUEI MEU TELEFONE PARA RESTAURAR MAS ANTES DISSO ATIVEI O WI-FI NO IPHONE DEPOIS FUI ATE AJUSTE TELEFONE ATIVEI O FACE TIME APAREU ESPERANDO ATIVACAO MAS NA MESMA HORA FUI NO CAMPO ACIMA DO FACE TIME AONDE FICA O NUMERO DO SEU TELEFONE TIREI O 55-65 DO MEU NUMERO DEIXANDO SO O NUMERO 9202-XXXX E QUANDO OLHEI TINHA ATIVADO O FACE TIME NAO ACREDITEI NO QUE ESTAVA VENDO UM MILAGRE…
    TENTE FAZER ISSO ESPERO QUE CONSIGAM…

  29. 
    Luciano Rocha 2011/01/15 às 17:20

    Este tuto foi perfeito!

    Fiz tudo conforme indicado e após reiniciar meu iPhone 4… voilá, Facetime ativado e funcionando!!!

    Obrigado pelas dicas!

    iPhone 4 – FW 4.2.1 Jailbreak semi-Tethered – Vivo

  30. 

    É só ativar as funções 3G, Dados do Celular, Roaming de Dados em Ajustes > Geral > Rede. Espera uns 30 minutos (no máximo) e a função FACETIME funcionará! Tb tive uma dor de cabeça danada com a Claro e a Vivo e eles não sabem de nada, e quando eu digo nada, é NADA MESMO!!!! A operadora de telemarketing da Claro disse: “O senhor face o quê?” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK =D

Trackbacks e Pingbacks:

  1. Face Time vai mudar tudo … de novo !!! « iPad is out: what now? - setembro 27, 2010

    […] Pronto, testei o Face Time, logo que comprei o iPhone4. Não tive o problema que muito brasileiros tiveram na sua ativação. (Se você está tendo problemas com o Face Time, veja essas dicas e resolução de problemas na MacWorld. Aparentemente para quem está na Vivo, a última atualização da operadora, 8.1, gera algum problema de ativação no Face Time. A própria Apple, soltou uma página com a solução para alguns problemas que podem estar acontecendo. Testei na Vivo, fazendo o restore, sem aceitar a atualização da operadora e de fato o Face Time volta a funcionar. Para quem quiser ir mais a fundo, sem fazer o restore, vai aí uma dica do Marcelo Pereira.) […]

  2. Conseguimos habilitar o FaceTime, saiba como | Apple - setembro 27, 2010

    […] […]

  3. Face Time cambierà tutto… di nuovo! | Mobilizzati e Innovati! - novembro 8, 2010

    […] Pronto, testato il Face Time così ho comprato il iPhone4. Non ho avuto il problema di molti brasiliani hanno avuto nella sua attivazione. (Se si hanno problemi con la tecnologia Face Time, prova anche questi suggerimenti e risolvere i problemi al MacWorld. A quanto pare per coloro che sono in Vivo Telecom, l’ultimo aggiornamento della operatora, 8.1, genera un problema di attivazione di Face Time. Stessa Apple, ha lasciato una pagina con una soluzione ad alcuni problemi che potrebbero accadere. Ho provato nella Vivo Telecom, rendendo il ripristino, senza accettare l’aggiornamento della operatora, e in effetti il Face Time torna al lavoro. Per chi vuole andare oltre, senza fare il ripristino, ma movendo nelle file di impostazioni della operatora, ecco quà un suggerimento di Marcelo Pereira.) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s