Como muitos de vocês devem estar acompanhando, há um número grande de pessoas com dificuldades em usar o Facetime aqui no Brasil. O problema, já confirmado, está na ativação do serviço, que depende de um SMS internacional enviado a um servidor específico na Inglaterra. Caso esse SMS não seja enviado com sucesso, o Facetime simplesmente não funciona e, na tela de configuração do serviço, recebemos apenas a mensagem “aguardando ativação”.
Cabe a cada operadora lidar com o problema e resolvê-lo junto à Apple. Acompanhando o caso na web, encontrei vários relatos expicando que o problema, na Vivo, surgiu após uma atualização nas configurações da operadora no iPhone. Quem comprou um iPhone e ativou o Facetime antes de atualizar essas configurações para a versão 8.1, conseguiu ativar o serviço. Quem aceitou a atualização de dados da operadora antes de ativar o Facetime, não consegue ativá-lo.
A solução disponível para o problema, portanto, é simples mas trabalhosa. Basta restaurar o iPhone para as configurações de fábrica, ativar o Facetime e só depois restaurar seu backup. Uma vez ativado, o Facetime continua funcionando após a atualização dos dados da operadora e, assim, depois de testar o serviço, o usuário pode atualizar sem medo.
O problema é que o processo de restauração do iPhone pode ser demorado. Tentei, então, uma solução mais rápida, porém mais complicada. Resolvi comparar os arquivos de configuração da Vivo com o da Tim e percebi que o número para envio do SMS de ativação é diferente. Assim, substituindo esse número na configuração da Vivo, a ativação do Facetime é concluída com sucesso.
CUIDADO
A seguir, descrevo como resolvi o problema no meu aparelho. É um relato da minha experiência que pode não funcionar em outras situações e por isso recomendo o processo apenas para quem se sentir seguro o bastante para repetí-lo.
Como a ativação do Facetime é feita para um número internacional, não sei dizer se a mudança fará com que você seja cobrado pelo SMS. O melhor é aguardar uma atualização oficial da Vivo, que deve estar a caminho.
Então, para resolver o problema, localizei o arquivo de configuração da Vivo em meu Mac (em cada plataforma, a localização é diferente). Como não quero dar o caminho das pedras com muitos detalhes para que usuários menos experientes façam besteira, deixo a tarefa de encontrar o arquivo vivo_br.ipcc nas mãos de quem quiser arriscar o processo. 🙂
Para não correr o risco de perder as configurações originais, fiz uma cópia do arquivo e guardei o original em local seguro.
O arquivo IPCC na verdade é um ZIP com a extenção trocada. Assim, troquei o nome do arquivo para vivo_br.zip e o descomprimi. Dentro da pasta Payload, abri a pasta vivo_br.bundle (no Mac, ela aparece como um pacote que pode ser visualizado através da opção Exibir conteúdo do pacote ao selecionar o arquivo com o botão direito). Localizei o arquivo carriers.plist e o abri em meu editor de código favorito.
Localizei o seguinte trecho de código:
<key>PhoneNumberRegistrationGatewayAddress</key> <string>+447860015000</string>
Alterei o número para +447786205094 e salvei o arquivo. Este é o número que encontrei no IPCC da Tim que peguei com um usuário que conseguiu ativar o serviço sem problemas.
Depois, bastou realizar o processo inverso. Comprimi a pasta Payload de volta para vivo_br.zip e troquei o nome do arquivo para vivo_br.ipcc.
Para enviar o arquivo para o iPhone, usei o iTunes. Conectei o iPhone ao computador, abri o iTunes e, pressionando a tecla option (ou alt), selecionei a opção Check for Update. O iTunes exibiu uma janela para a seleção do arquivo e escolhi o vivo_br.ipcc alterado.
Para que a alteração fosse reconhecida pelo iPhone, tive que reiniciá-lo (bastou desligá-lo e ligá-lo novamente). Feito isso, entrei na tela de configuração do Facetime, ativei o serviço e voilá, Facetime ativado e funcionando.
Finalmente, não quis manter um arquivo de configuração alterado no meu iPhone, então abri novamente o iTunes e enviei o arquivo vivo_br.ipcc original de volta ao aparelho. Como o problema é só na ativação do serviço, mesmo depois de restaurar o IPCC original, o Facetime continuou funcionando.
O processo parece complicado, mas não levou mais que 10 minutos. E justamente por ser muito rápido, acredito que logo a Vivo enviará aos seus usuários uma atualização do seu IPCC para resolver o problema, então recomendo aos mais apressados um pouco de paciência, a não ser que queiram repetir o processo descrito acima, com o risco de algo dar errado…
Atualização – 02 de outubro de 2010
A Vivo corrigiu o problema com o FaceTime. Boa parte dos clientes estão conseguindo usar a função sem problemas, mas alguns ainda enfrentam dificuldades.
Com a correção, o processo que descrevo aqui tornou-se obsoleto. Se o FaceTime não for ativado normalmente, alterar o número do IPCC como sugeri aqui não surtirá mais efeito. Assim, o ideal é tentar o seguinte procedimento:
- Conecte o iPhone ao iTunes e aguarde o aviso de atualização das configurações da operadora. O aviso deve aparecer rapidamente, basta confirmar a atualização. Caso o aviso não apareça, pode ser que seu iPhone já esteja com a versão atual do IPCC.
- Verifique se a versão da operadora é VIVO 8.1, indo em Ajustes > Geral > Sobre.
- Verifique se o FaceTime está ativo, indo em Ajustes > Telefone > FaceTime. Se não estiver, ative e aguarde até 60 segundos para que o aviso “Esperando ativação” desapareça.
- Caso o FaceTime não ative, reinicie o iPhone, desligando-o e religando-o em seguida. Tente ativar o FaceTime novamente.
Se esse procedimento não funcionar, não tem jeito, será preciso entrar em contato com a Vivo para solicitar uma solução.
Boa Marcelo,
Ótima opção para quem não quer fazer o restore. Coloquei link no blog.
Abs,
André
http://mobi9.me/2010/09/24/face-time-vai-mudar-tudo-de-novo/
amigo, vc teria como enviar o IPCC da tim por email , to precisando dele com urgencia, pois meu facetime tb nao ativa por nada..
Caro,
como o meu iPhone é da Vivo, não mantive cópia do IPCC da Tim após o procedimento. Entretanto, não é difícil conseguí-lo com outros usuários de iPhone 4 da Tim.
Professor,
quando vou tentar subir o novo arquivo IPCC para o iPhone, seguro ALT e aperto em Check For Updates, abrindo uma janela pra eu escolher o arquivo.
No meu caso eu chego na pasta onde está o arquivo ele está desabilitado (cinza) e eu não consigo clicar em cima dele pra escolhê-lo.
Tens alguma ideia que resolva isso?
Dê uma olhada no link abaixo e verifique se as dicas te ajudam.
http://www.ihackintosh.com/2009/06/how-to-enable-carrier-bundle-support-in-itunes-82-in-mac-windows/
Sim. Fiz isso e completei seu passo-a-passo, mas não funcionou comigo.
Mesmo assim obrigado pela disposição em postar a solução e responder o post.
Obrigado
Se está cinza é porque de alguma maneira o arquivo ainda está sendo reconhecido como de outro tipo, ou seja, do tipo comprimido, neste caso. Tente verificar se não ficou a extensão .zip, mesmo depois de você ter renomeado-o. No Mac é possível fazer isso clicando sobre o arquivo com a tecla control apertada, e depois selecionando get info.
Professor, que tal de vc disponibiliza-se o arquivo IPCC para nós?
Vamos aguardar mais um pouco, a Vivo prometeu uma solução até amanhã. 🙂
Testei esse método e funcionou perfeitamente! Num iPhone 4, iOS 4.1, Vivo MG.
qual a versão do seu itunes???
Já procurei com todas as ferramentas (spotlight, find, etc) e nada! Aparentemente não existe nenhum arquivo q termine com a extensão .ipcc no meu mac!
E agora, o q posso fazer?
Tentei a opção de apagar tudo e voltar a versão vivo 8.0 mas ainda assim o facetime não funciona.
Alguma sugestão?
O arquivo IPCC não pode ser localizado pelo Spotlight, é justamente uma proteção para não sairmos mexendo nele…
Mas, no Mac, ele fica neste diretório:
~/Library/iTunes/iPhone Carrier Support
Onde “~” é o diretório com seu nome de usuário.
Poxa estou muito afim de usar ele mais fiquei com medo de fazer isso.. ESPERO que a TIM e a VIVO olhem isso ae pode se que ajude e muito…
Amigo,
realizei todos os passos corretamente, no entanto, quando tento atualizar o arquivo ipcc, o iTunes 10 não permite selecioná-lo. existe algum outro meio de inserir este arquivo modificado no iPhone?
Infelizmente, não há outra forma simples de transferir o IPCC para o iPhone, a não ser através de jailbreak, o que ainda não está disponível para o iPhone 4 com iOS 4.1.
Mas você pode tentar seguir a dica deste site:
http://www.ihackintosh.com/2009/06/how-to-enable-carrier-bundle-support-in-itunes-82-in-mac-windows/
Funcionou com algumas pessoas, mas com outras não…
Contina inutil, até pq milhares de TIM com esse telefone no IPCC não ativam o FACETIME.
Quem esta REALMENTE com o problema PORTABILIDADE X FACETIME esses “macetinhos” não fazem nem cócegas.
Cada caso é um caso. Hoje mesmo repeti o processo em um iPhone 4 comprado após o processo de portabilidade da Tim para a Vivo e funcionou. Entretanto, só dá certo quando o número definitivo estiver habilitado e nem assim é garantido. No número temporário não funciona mesmo.
Realmente, a melhor solução é simplesmente aguardar as atualizações oficiais das operadoras.
Acredito que você não vá ter resposta para isso.
Não achei nenhum usuário com dificuldades de ativar o FaceTime na operadora BrasilTelecom/Oi
Abri o arquivo como você falou e o número que estava lá, é o mesmo que você pediu para colocar.
Não sei o que pode ser!
Já fiz de tudo!
Nesse caso, não há mesmo o que fazer a não ser aguardar a atualização oficial da operadora. Não deve demorar muito, esse caso está repercutindo muito negativamente.
Tentei fazer o método sugerido mas não consegui selecionar o arquivo .ipcc apertando option + check for update, mesmo depois de rodar o comando pelo terminal.
Alguma sugestão?
Não sei exatamente porque mas depois que reiniciei meu Mac, consegui selecionar o arquivo .ipcc.
O problema é que mesmo assim não funcionou. Por acaso a versão do seu Carrier que consta no info.plist é a 8.1 ou 8.0?
Como alterei o IPCC 8.1, não houve mudança de versão. Tanto o iPhone quando o info.plist continuam mostrando a versão 8.1.
Prezado Marcelo,
qual programa vc utilizou para editar o arquivo vivo_br.ipcc?
Obrigado.
O arquivo IPCC não deve ser editado diretamente. Eu o descomprimi e, dentro dele, localizei o arquivo “carriers.plist”.
Para editá-lo, usei o BBEdit, mas qualquer outro editor de código serve.
Obrigado pela dica.
É, então não sei o que fazer mesmo. Acho que o meu é um dos casos misteriosos. hehe.
Fiz td certinho, mas quando seguro o shift e clico em busca atualização no itunes, abre a janela pra pocurar o arquivo .ipcc, mas o itunes não visualiza o arquivo. Pq será q não consegue visualizar o arquivo???
na verdade da o erro (-27) aconteceu com alguem??? conseguiram resolver???
Eu diria para você verificar se a extensão foi mudada de volta para IPCC, mas agora tudo isso ficou irrelevante… A Vivo acaba de liberar um novo IPCC corrigido, recomendo fazer a atualização oficial.
Abraço!
Continuo com “esperando ativação”, não tentei a alteração na esperança de uma atualização.
A Vivo lançou um novo IPCC corrigido? Conectei no iTunes e não apareceu nenhuma atualização da operadora, como você ficou sabendo desta informação? Como conseguir esta atualização?
A Vivo avisou sobre a atualização em seu blog, através deste artigo:
http://www.vivoblog.com.br/facetime-ok.html
Basta conectar o iPhone 4 ao iTunes que o aviso da atualização deve aparecer. Se isso ainda não ocorreu, acho que o melhor é entrar em contato com a operadora.
Abraço!
Você pode me mandar o arquivo para eu trocar no meu Iphone 4 da TIM? Como eu faço pra dar UPLOAD do computador pro Iphone? Um abraço!
Esse processo só serve para aparelhos da Vivo. No caso da Tim, o problema da ativação é outro, não adianta trocar o IPCC.
Abraços!
Pena que eu nao tenho Mac x( Pq eu nao consigo editar ele x(
Amigo;
Consegui fazer todo o procedimento, mas não consigo acessar o ipcc do iTunes.
Tem como me mandar o q vc alterou?
Abc.
Caro,
agora que a Vivo corrigiu o problema, o procedimento que descrevi aqui no blog tornou-se obsoleto. O IPCC alterado apenas altera o número de envio do SMS de ativação, mas agora, o número usado pela Vivo está funcionando.
O ideal agora é seguir a dica do Vivoblog (http://www.vivoblog.com.br/facetime-ok.html) e, se não funcionar, você deve entrar em contato com a operadora. Reiniciar o iPhone (desligando-o e religando-o novamente), às vezes ajuda.
Abraço!
Amigo, muito obrigado pela ajuda. Fiz todo processo, mas não consigo trocar o arquivo no iPhone. Quando clico em buscar atualizações no iTunes ele diz que tenho a última versão do iTunes somente. Fico no aguardo de sugestões. Já tentei falar com a vivo mais de 5 vezes e nunca ninguém sabe de nada. Abraços!
Desculpa a ignorância amigo, ainda estou me familializando com o mac. Consegui chegar até a etapa de atualizar, mas os arquivos também ficam não clicáveis, tanto o original quanto o novo. Já conferi e troquei a terminação corretamente, mas não mudou nada…
Caro amigo,
uma vez que a Vivo corrigiu o problema com o número de ativação do FaceTime, o processo que descrevo aqui no blog tornou-se obsoleto. O número usado não é mais o motivo do problema, e, dessa forma, o IPCC alterado não surte efeito.
Procure seguir a dica oficial do Vivoblog (http://www.vivoblog.com.br/facetime-ok.html). Desligar e religar o iPhone pode ajudar, mas se não funcionar de modo algum, você terá mesmo que procurar a operadora.
Abraço!
Muito obrigado mesmo, Marcelo! Não sei se tem a ver o fato de meu telefone ter sido comprado na Inglaterra desbloqueado oficialmente? Já falei com 5 operadores da vivo sem sucesso, estou tentando o sexto agora…as dicas do blog seriam só reiniciar, certo? Já o fiz também…abraços!
Desde o dia 17/09 sem poder usar o Face Time na Vivo.
A Vivo solta notícia que resolveu. Mas não para todos dona Vivo.
Centenas de usuarios ainda sem conseguir ativar.
Já acionei a Vivo e Apple na justiça.
Agora só aguardar a audiencia dia 14/10/10.
E ai, o que deu esta audiencia?
Cara, sensacional seu blog. Muito inteligente a sua saida para consertar o Facetime. Agora, pra mim, so tem um problema: meu ipho 4 e AT&T. Por nada neste mundo consigo atualizar o meu carrier para o da TIM. La parece que está pregado o AT&T. Alguma sugestao para alterar o carrier?
Obrigado, abraço.
Fabio.
O seu caso é bem mais complexo e não tenho como ajudá-lo. O desbloqueio não oficial depende de truques para enganar o sistema e, na prática, mesmo que possa usar chips de outras operadoras, o iPhone continua achando que está na AT&T. Desisti de iPhones comprados nos EUA por isso, é muita mão de obra para mantê-los atualizados e 100% funcionais.
Pode ser que outros leitores tenham alguma dica para esse caso, alguém?
Abraço!
Como voltar o arquivo para .ipcc?
Já tentei renomea-lo, mais continua .rar
Não use o RAR para esse procedimento, de jeito nenhum! O IPCC deve ser comprimido como ZIP, caso contrário, não será reconhecido pelo iPhone.
De qualquer forma, não vale a mais a pena tentar o truque que descrevi no artigo, depois da última atualização da Vivo, ele parou de funcionar.
Problemas com o FaceTime agora devem ser tratados diretamente com a operadora, infelizmente.
Abraço!
Professor, parabéns pela dica. Tentei de tudo, ams o meu ipcc ano fica ativo para instalar. Fiz o Jailbreak no meu iphone, como faço pra enviar o ipcc agora como Jail??
O Jailbreak não interfere no processo. O problema é que o iTunes nem sempre deixa o usuário enviar um IPCC manualmente.
Você pode tentar a dica deste blog:
http://www.ihackintosh.com/2009/06/how-to-enable-carrier-bundle-support-in-itunes-82-in-mac-windows/
Mas adianto que mesmo que consiga enviar o IPCC para o iPhone, isso não vai mais ativar o FaceTime. Depois da última atualização da Vivo, o truque parou de funcionar.
Os problemas com o FaceTime agora devem ser tratados diretamente com a operadora, infelizmente.
Abraço!
OLá MArcelo, até hj nada de facetime com a vivo…
ja tentei de tudo, ja abri reclamação, estou no momento colecionando numeros de protocolos, pra ver se algum deles resolve o facetime..rsrsrsr
Mas tentei todos esses truques tb e nada!!!!
Será que no 4.2 a vivo trará alguma atualização da operadora para resolver isso?
Pois é, nada é fácil aqui na nossa terra… O jeito é aguardar, uma hora isso precisa ser resolvido.
A minha operadora é Claro. Editei o arquivo e troquei o número mas mesmo o arquivo tendo o nome Claro_br.ipcc ele não habilita, verifiquei as informações sobre o arqui e está como zip e não como arquivo.
Como resolver isso?
obrigado
O arquivo IPCC é um ZIP com a extensão trocada, só isso. Verifique se o seu sistema operacional está configurado para ocultar as extensões pois, nesse caso, seu arquivo pode estar armazenado como “Claro_br.ipcc.zip”.
De qualquer forma, não recomendo o uso desta dica em outras operadoras. Na verdade, nem recomendo mais o uso desta dica com a Vivo pois o problema com o número de ativação do FaceTime foi resolvido, trocá-lo não adianta mais. Problemas persistentes com o FaceTime agora só podem ser resolvidos através do suporte das operadoras, não tem jeito.
Abraços,
Marcelo.
Tenho um iPhone da Vivo, não utilizei a portabilidade, já
restaurei o iOS uma sete vezes e tentei de tudo que está nos
forums. O suporte da Vivo também informa que eles não tem a
solução, ou melhor que estão buscando uma junto com a Apple.
Aparentemente alguns números de celular conseguem ativar. Estou
disposto até a fazer isto, mas não quero dar um tiro no escuro.
Alguém que esteja na Vivo trocou o número e conseguiu
ativar?
OLA GALERA TENHO UM IPHONE 4 OPERADORA VIVO..
MUITO ENGRACADO O QUE ACONTECEU COMIGO NA COMPRA DO IPHONE NADA DO FACE TIME ATIVAR VOLTEI A OPERADORA E TROCARAM MEU IPHONE POR OUTRO E NADA BOM UM BELO DIA LENDO OS BLOGS PEGUEI MEU TELEFONE PARA RESTAURAR MAS ANTES DISSO ATIVEI O WI-FI NO IPHONE DEPOIS FUI ATE AJUSTE TELEFONE ATIVEI O FACE TIME APAREU ESPERANDO ATIVACAO MAS NA MESMA HORA FUI NO CAMPO ACIMA DO FACE TIME AONDE FICA O NUMERO DO SEU TELEFONE TIREI O 55-65 DO MEU NUMERO DEIXANDO SO O NUMERO 9202-XXXX E QUANDO OLHEI TINHA ATIVADO O FACE TIME NAO ACREDITEI NO QUE ESTAVA VENDO UM MILAGRE…
TENTE FAZER ISSO ESPERO QUE CONSIGAM…
Este tuto foi perfeito!
Fiz tudo conforme indicado e após reiniciar meu iPhone 4… voilá, Facetime ativado e funcionando!!!
Obrigado pelas dicas!
iPhone 4 – FW 4.2.1 Jailbreak semi-Tethered – Vivo
É só ativar as funções 3G, Dados do Celular, Roaming de Dados em Ajustes > Geral > Rede. Espera uns 30 minutos (no máximo) e a função FACETIME funcionará! Tb tive uma dor de cabeça danada com a Claro e a Vivo e eles não sabem de nada, e quando eu digo nada, é NADA MESMO!!!! A operadora de telemarketing da Claro disse: “O senhor face o quê?” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK =D